Helena Savimbi: “Fundação Jonas Savimbi é a materialização de um sonho do nosso pai”

Depois de uma luta de dois anos, iniciada pela família do líder fundador da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), o Governo angolano legalizou finalmente a Fundação Jonas Savimbi.

Fonte: DW
Data:20-06-2024

Trata-se de uma instituição sem fins lucrativos e sem caráter político-partidário que irá apoiar pessoas com necessidades especiais e conceder bolsas de estudo a jovens desfavorecidos. O financiamento é assegurado por doações e bens da família, revelou em entrevista à DW Helena Savimbi, porta-voz da nova fundação e filha de Savimbi.

DW: O que significa para os mentores da fundação esta conquista?
Helena Savimbi (HS): A Fundação Jonas Malheiro Savimbi é a realização da vontade dos filhos, familiares e amigos do doutor Savimbi, o patrono da instituição.

DW: Trata-se portanto de uma instituição sem fins lucrativos e que não terá qualquer fim politico-partidário…

HS: O surgimento da Fundação Jonas Malheiro Savimbi não tem qualquer vínculo com o partido que o doutor Jonas Savimbi fundou, nem com o Estado angolano. Ela é uma organização apartidária e não governamental. E isso está explícito no artigo 4 do estatuto da Fundação Jonas Malheiro Savimbi.

DW: Um dos objetivos da fundação é apoiar pessoas com necessidades especiais e jovens desfavorecidos. Já há projetos prontos a arrancar? E de onde vem o vosso financiamento?

HS: O próximo passo será pôr em andamento o processo de materialização dos objetivos e dos fins, a que a Fundação Jonas Malheiro Savimbi se propõe, conforme estabelecido no seu estatuto. O financiamento vai basear-se em duas ações: doações e bens da família, que incluem terrenos e outros bens, que são património da fundação.

DW: O que acha que diria o seu pai, Jonas Savimbi, desta fundação que finalmente sai do papel?

HS: Sobre o que o pai acharia, não posso imaginar o que lhe passaria pela cabeça face a esta nossa iniciativa. Mas tenho a certeza de que um dos objetivos da fundação – a promoção e criação de oportunidades para pessoas menos favorecidas – é algo que sempre fez parte do seu combate. Dito isto, acredito que, a materializar este propósito, estamos a contribuir para a realização de um dos seus sonhos. Gostaria de agradecer em nome de todos, agradecer a todos que nos ajudaram no processo de legalização. Gostaria também de deixar aqui um apelo e um convite a todos que queiram participar na nossa fundação, pessoas singulares ou coletivas, a todos que se identificam com os valores do humanismo e da solidariedade.

3 thoughts on “Helena Savimbi: “Fundação Jonas Savimbi é a materialização de um sonho do nosso pai”

  1. Discover the truth about Amiclear complaints.
    Get insights into customer experiences and reviews regarding Amiclear products or services.

    Find out what people are saying and make an informed decision. Read on to learn more.

    Heya i’m for the first time here. I found this board and I find It really useful & it helped me
    out much. I hope to give something back and aid others
    like you helped me.

  2. I have been browsing on-line more than 3 hours today,
    yet I by no means discovered any attention-grabbing article like yours.
    It’s lovely value enough for me. Personally, if
    all webmasters and bloggers made good content as you probably did, the web shall be
    a lot more helpful than ever before.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *