MENSAGEM DO DEPUTADO LOURENÇO LUMINGO PARA OS JOVENS DE CABINDA

Queridos Jovens;

Que a paz do Nosso Senhor esteja convosco.

No dia 28 do corrente mês e ano, a nossa TCHIOWA amada, vai completar 68 anos, desde que foi elevada à categoria de cidade, em 1956. Neste mês de celebração do aniversário da nossa cidade, é crucial que façamos reflexões profundas sobre o futuro que queremos construir.

Estamos diante de desafios significativos, onde paira a incerteza sobre o destino da nossa terra e dos seus filhos. O futuro da nossa cidade está oscilante e sem soluções.

A maioria esmagadora da juventude é discriminada, espezinhada na sua própria terra, não usufruindo das riquezas que Cabinda possui. As oportunidades de emprego são dadas aos outros, basta observar os últimos Concursos Públicos na Saúde, Polícia, Justiça para não falar da SONANGOL, AGT e principalmente na CHEVRON, esta última empresa, tem esgotado desenfreadamente o petróleo de Cabinda em offshore, lamentavelmente, continuarmos numa condição, onde tudo é cozinhado em Luanda e formalizado apenas em Cabinda. Não há oportunidade de financiamentos para empreendedores locais.

Aos jovens de Cabinda resta apenas os empregos nas lojas dos Malianos, Mauritaneanos, Libaneses e nas empresas Chineses, pagos salários miseráveis e sujeitos à condições de trabalho de escravidão, em muitos casos com mais de 12 horas diariamente, sob olhar impávido daqueles que governam a província.

Neste momento de incertezas e desafios, quero lembrar a todos jovens da província de Cabinda a importância de não desistir dos sonhos e encorajar a continuar lutando na busca dos objetivos e fazer tudo o que é possível pela nossa terra.

Eu compreendo as vossas frustrações! Principalmente quando as oportunidades são escassas e as políticas actuais são contra toda juventude de Cabinda. Nesta óptica, o executivo que governa a nossa província, suportado pelo partido MPLA, é o primeiro obstáculo nocivo para o crescimento económico e social de Cabinda, pelo que recomendo elevarmos as consciências no sentido de afastarmos o MPLA do Poder nos próximos pleitos eleitorais ( Autarquias e Gerais).

Portanto, não permitam que estejais no desânimo. É hora de unir as forças de forma determinada e comprometida para superar estes estorvos.

As políticas que nos afastam das nossas raízes e que nos privam de oportunidades, são desafiantes, porém, podemos as enfrentar juntos com determinação. Lembrem-se de que cada jovem desta província tem talento, habilidade e potencial para fazer a diferença e participar diretamente da transformação da nossa região metropolitana.

Dignos Jovens;

Não permitam que ninguém lhes diga que não podem alcançar os vossos sonhos ou que não têm lugar em sua própria terra. Tenho noção que muitos jovens estão deixando a nossa província em busca de oportunidades em outros cantos deste País ou no exterior. Inversamente assistimos uma invasão de Cabinda por cidadãos doutras nacionalidades perante o olhar impotente das autoridades.

No meio dessas amarguras todas, não devemos perder a esperança ou desistir de lutar pela nossa terra, seja lá onde estiver, empreendendo todos esforços para tornar Cabinda um lugar onde a juventude possa florescer e prosperar, sem precisar deixar as suas raízes para trás. Cabinda é a nossa casa, nossa terra, nossa BUALA COMUM, temos o dever e o direito de lutar para construir um futuro próspero e digno para Cabinda e seus filhos.
Neste mês das festividades da Cidade, quero encorajar todos os jovens a cumprir os seus deveres, cada um ao seu nível, mas também a defender os seus direitos quando eles são violados.

Apelo igualmente à juventude no sentido de unir os esforços tendentes a promover o espírito empreendedor, ação vital para a criação de emprego. Apelo igualmente no combate ao uso de álcool e de drogas, substâncias que afectam negativamente a capacidade produtiva e criativa dos jovens.

Que Deus abençoe Cabinda e os Cabindenses!

Do vosso irmão:
Lourenço Lumingo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *