MENSAGEM DE SAUDAÇÃO AO 18 DE JULHO EM HOMENAGEM AO COMANDANTE DAVID JONATÃO CHINGUNJI SAWMUIMBILA – PATRONO DA JURA

518335648 1044645617849427 1599192492224546102 N
MENSAGEM DE SAUDAÇÃO AO 18 DE JULHO EM HOMENAGEM AO COMANDANTE DAVID JONATÃO CHINGUNJI SAWMUIMBILA – PATRONO DA JURA
“É importante que, na história de Angola, surja uma juventude capaz não só de mostrar coragem, mas visão para servir os interesses das gerações vindouras.”
— Dr. Jonas Malheiro Savimbi
Houve, nas diferentes etapas da história do nosso país, ações mobilizadoras que influenciaram o nacionalismo angolano. A dedicação à causa, a coragem e a tenacidade dos melhores filhos desta pátria levaram à distinção de figuras como David Jonatão Chingunji, Sawmuimbila, que, aos 18 de julho de 1970, tombou heroicamente em combate na localidade de Kavimbi, província do Moxico, na luta contra o colonialismo português.
O Comandante Sawmuimbila foi o mais novo dos 12 combatentes treinados na China e comandante da Primeira Companhia Militar das FALA, denominada Pantera Negra. A sua morte abalou profundamente a UNITA e as FALA. Em reconhecimento aos seus feitos, o dia 18 de julho foi consagrado como Dia da JURA, tendo ele sido reconhecido como seu Patrono.
A sua prontidão combativa na nobre missão de libertar Angola do jugo colonial português realça qualidades ímpares de um jovem determinado a mudar o rumo da história para o resgate da pátria. Sawmuimbila é um exemplo a seguir. Precisamos encarnar Sawmuimbila para a criação de uma nova ordem social, visando à concretização do sonho dos angolanos.
A coragem de Sawmuimbila representa, para a Juventude Unida Revolucionária de Angola – JURA, uma fonte de inspiração para lutar contra todas as tendências de segregação social. O Comandante Sawmuimbila foi um exímio mobilizador, patriota e nacionalista convicto.
A sua morte em combate reflete a grandeza de um homem que sacrificou tudo, até a sua própria vida, na defesa da causa dos angolanos, na firme vontade de dar o melhor para o seu povo.
Para honrarmos a memória de Sawmuimbila, nós, a JURA, temos a grande missão de levar a mensagem da UNITA a todos os cantos do país, junto das comunidades, ao cidadão, em cada esquina, em cada rua, em cada bairro, em cada aldeia, em cada área de intervenção social, para a materialização do grande sonho que se circunscreve na realização plena do angolano.
A JURA tem ainda a missão de resgatar a juventude angolana do atual desvio sociopolítico, económico e cultural, e engajá-la na luta contra as políticas erradas do regime que nos governa. Um governo que, há 50 anos no poder, sequestrou a administração pública, institucionalizou a corrupção, manipula a imprensa, compra consciências, com o objetivo de minar o patriotismo dos jovens para permitir a subjugação eterna da pátria.
A JURA está pronta e determinada, apresenta-se como vanguarda na luta por uma Angola digna e próspera. O momento exige coragem, determinação e firmeza. A juventude precisa tomar consciência desta realidade para forçar o regime a compreender que a hora é da mudança.
Ao comemorarmos o 18 de julho, reafirmamos o nosso compromisso inquebrantável com a pátria e, como braço juvenil da UNITA, continuaremos a lutar na defesa dos ideais do partido. Reafirmamos, de igual modo, a nossa prontidão no cumprimento cabal das orientações da direção do partido e encorajamos o nosso presidente, Eng.º Adalberto Costa Júnior, a prosseguir nesta luta triunfante em prol dos destinos de Angola e dos angolanos.
A JURA estará sempre na trincheira firme da Revolução Democrática para a materialização dos ideais defendidos pelo saudoso comandante David Jonatão Chingunji Sawmuimbila – Patrono da JURA.
JURA – Pátria,
JURA – Ciência e Progresso.
Luanda, aos 18 de Julho de 2025
O SECRETARIADO EXECUTIVO DA COMISSÃO PERMANENTE DO COMITÉ NACIONAL DA JURA.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Manchete

Ver tudo