O Secretariado Executivo do Comité Permanente da Comissão Política da UNITA acompanhou com preocupação as inúmeras mortes e os prejuízos causados pelas chuvas que se abatem pelo país, em particular em Luanda, onde 14 cidadãos, entre os quais adultos e crianças, perderam a vida no dia 19 de Abril de 2021.

Dados oficiais dos Serviços de Proteção Civil e Bombeiros, apontam provisoriamente o número de 14 mortos por eletrocução, desabamento de paredes e outras, com mais de mil casas afectadas e deixando mais de 8 mil concidadãos sem teto.Os municípios severamente afetados foram, Luanda com 5 mortes, Cazenga com 3 mortes, Cacuaco, Viana e Kilamba Kiaxe, todos com 2 o número de mortes por cada município.

E de facto uma grande tragédia!Diante destas ocorrências, o Secretariado Executivo do Comité Permanente da Comissão Política da UNITA junta-se a dor das famílias de todas as vítimas das chuvas pelo país, prestando a sua solidariedade e os seus mais sentidos pêsames.

O Secretariado Executivo do Comité Permanente da Comissão Política da UNITA insta o Executivo ao nível central e provincial para que assuma as suas responsabilidades na assistência das vítimas das chuvas e a correcção definitiva dos factores que agravam estas ocorrências, como a débil recolha de resíduos sólidos e o consequente entupimento dos canais de drenagem das águas pluviais.

Outrossim é a necessidade de uma melhor estruturação urbanística para a acomodação das populações em zonas seguras, impedindo que elas próprias construam nas linhas de água.

Luanda, 20 de Abril de 2021O Secretariado Executivo do Comité Permanente da Comissão Política da UNITA