Presidente da UNITA em Bruxelas, para encontros com representantes das várias instituições da União Europeia.
Adalberto Costa Júnior: “Só teme a opinião do povo quem tem medo da derrota”
Em entrevista exclusiva com a DW África, o presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, apela para eleições justas e transparentes. Acusa ainda o MPLA de não ter criado estabilidade em 46 anos de governação.
A cerca de três meses das eleições em Angola, o presidente da UNITA, o maior partido de oposição, chegou hoje (18.05) a Bruxelas, para encontros com representantes das várias instituições da União Europeia.
Em entrevista exclusiva com a DW África, Adalberto Costa Júnior, que é também coordenador-geral da Frente Patriótica Unida (FPU), uma aliança da oposição de que fazem parte a UNITA, o Bloco Democrático (BD), e o projeto político PRA JÁ Servir Angola, diz que está confiante num resultado eleitoral que permita uma alternância nas próximas eleições, previstas para a segunda quinzena de agosto.
Começámos por perguntar a Adalberto Costa Júnior quais os objetivos dos périplos internacionais que têm acontecido nos últimos tempos, incluindo a presente visita de dois dias a Bruxelas.
Adalberto Costa Júnior: Os mesmos [objetivos] que me têm feito andar um pouco por todos os países na procura de apoios ao processo eleitoral de Angola. E, acima de tudo, a tentativa de ter em Angola uma delegação de observação internacional nas eleições.
Publicidade
DW África: Qual a importância de ter observadores do ocidente, como os Estados Unidos ou a União Europeia? Não confia nos observadores africanos?
Protesto na província de Namibe
ACJ: Todos os processos eleitorais têm uma abertura à observação internacional. Sem a limitação aos amigos, aqueles que fazem aquilo que se pede que se façam. Posso-lhe dizer que nos atos eleitorais, o Governo angolano quis apenas os seus amigos a controlar e a chefiar as delegações de observação.
DW África: O registo eleitoral que terminou há pouco tempo em Angola tem merecido muitas críticas da UNITA. Porquê?
ACJ: A lei do registo oficioso obriga à publicação das listas dos cadernos eleitorais provisórios. Para que possam ser sujeitos a fiscalização e correção de erros. Estes últimos têm sido regulares. Nas últimas eleições, a deslocalização dos eleitores envolveu milhares de angolanos. Chegado o dia das eleições, muitas pessoas perceberam que os seus nomes não constavam nas listas dos municípios onde se tinham inscrito. O Governo angolano demonstrou má-fé ao não publicar estas listas eleitorais.
DW África: O que pensa da tentativa do Governo angolano de limitar as atividades dos institutos que fazem as sondagens políticas?
ACJ: As sociedades modernas e democráticas não devem temer a opinião dos cidadãos. As sondagens são elementos técnicos que todos utilizam e que demonstram a intenção de voto. O que acontece em Angola é que o MPLA levou ao Parlamento uma proposta que impede a legalização de empresas que fazem sondagens. Só tem medo da opinião do povo quem não tem garantias de que possa ganhar.
DW África: Outra questão que a UNITA levantou foi o caso da contratação de uma empresa, a INDRA, que fornece o material para a realização das eleições. Porquê?
ACJ: O problema é que esta empresa nunca agiu com a transparência exigida num processo eleitoral. No passado foi publicada a existência de um determinado número de boletins de votos. Mais tarde descobriu-se que tinham duplicado o número que tinham assumido. Onde foram usados os boletins não declarados? Outro caso: nas eleições, a empresa em causa imprimiu boletins educativos que traziam uma cruz sobre o MPLA, para se votar naquele partido. É uma absoluta ilegalidade.
DW África: Em Angola há quem duvide que a UNITA e os seus parceiros políticos tenham capacidade de governar devido à inexperiência no poder político…
ACJ: É para rir! Sendo assim, é melhor ficar com aquele que em 46 anos, não conseguiu criar estabilidade e infraestruturas e adiou as eleições autárquicas. Este Governo fez tudo para ir para casa descansar.
Congresso da UNITA
DW África: O que é que nos pode dizer sobre A Frente Patriótica Unida? tem pernas para andar?
ACJ: Foi uma vontade que se transformou em realidade. Chamo a atenção de que foi ameaçada no próprio dia em que foi criada [5 de outubro de 2021]. Nesse dia, as televisões anunciaram a anulação do congresso da UNITA para tentar inviabilizar a frente. É sinal que ameaça o regime.
DW África: O que é que o Adalberto Costa Júnior faria se fosse eleito Presidente de Angola?
ACJ: Serei o primeiro Presidente que, ao tomar posse, assumirá a totalidade da nação, sem excluir ninguém. Irá despir a camisola partidária para assumir a nação num seu todo.
Fonte: DW
pathophysiology of heart disease an introduction to cardiovascular medicine reddit
I need to to thank you for this fantastic read!!
I absolutely loved every bit of it. I have you book-marked to check out new stuff
you post…
What’s up to every , for the reason that I am really eager of reading this blog’s post to be updated daily.
It contains pleasant material.
My brother suggested I would possibly like this web site.
He was entirely right. This put up actually made my day.
You cann’t imagine just how so much time I had spent for this info!
Thank you!
WOW just what I was looking for. Came here by searching for a
Greetings! Very helpful advice in this particular article!
It’s the little changes that will make the biggest changes.
Thanks a lot for sharing!
Whoa! This blog looks exactly like my old one!
It’s on a totally different topic but it has pretty much the same layout and design. Outstanding choice of colors!
Itís hard to come by experienced people about this subject, however, you sound like you know what youíre talking about! Thanks
The next time I read a blog, Hopefully it doesnt disappoint me as much as this one. I mean, Yes, it was my choice to read, but I truly thought you would probably have something interesting to talk about. All I hear is a bunch of complaining about something you can fix if you werent too busy searching for attention.
You need to be a part of a contest for one of the finest websites online. I am going to highly recommend this website!