Responsive Ad Area
Home » Notícias » 22 ANOS DEPOIS. 4 DE ABRIL DE 2002 A 4 DE ABRIL DE 2024.

Share This Post

Dossiês Temáticos / Featured News / Historia / Opinião / Pensamento e Ideias / Sociologia

22 ANOS DEPOIS. 4 DE ABRIL DE 2002 A 4 DE ABRIL DE 2024.

22 ANOS DEPOIS. 4 DE ABRIL DE 2002 A 4 DE ABRIL DE 2024.
Spread the love
A Guerra Civil Angolana moldou profundamente a nossa história contemporânea. Terminou há 22 anos, precisamente no dia 4 de abril de 2002, com a assinatura do Memorando de Entendimento Complementar ao Protocolo de Lusaka para a Cessação das Hostilidades e Resolução das Demais Questões Militares Pendentes do Protocolo de Lusaka, mais conhecido pela designação breve de Memorando de Entendimento do Luena.
O memorando do Luena é um apêndice dos Acordos de Bicesse de 31 de Maio de 1991 e do Protocolo de Lusaka de 20 de Novembro de 1994. Este memorando encerrou o longo conflito que se estendeu de 1975 a 2002. Um longo período, marcado por enormes desafios que enfrentámos, percorremos e testemunhámos, que ilustram a complexidade do processo político e étnico-cultural angolano.
Por consequência, o fim da Guerra Civil marcou a abertura de uma nova página na história de Angola, cheia de oportunidades e de novas perspectivas para a construção de uma nova sociedade pós-conflito.
As armas silenciaram-se, de facto, há mais de duas décadas; no entanto, a transformação da paz militar em paz social manifesta-se como um dos maiores desafios para a promoção da estabilidade política e social do nosso País. Esse processo prova que a transição do cessar das hostilidades para uma paz social efectiva no nosso País, ainda exige esforços significativos.
Devemos aprender a extrair lições da nossa própria história para que o passado de guerra nunca mais se repita.
Ninguém pode alterar o passado. O que passou, passou; mas com as lições aprendidas do passado, podemos mobilizar vontades e capacidades para edificar um futuro mais promissor para os povos de Angola, para prevenir o ressurgimento de novos conflitos e criar as bases para a construção da Paz social e aprofundamento da democracia.

Share This Post

1 Comment

  1. Competently transition principle-centered materials rather than accurate supply chains. Distinctively exploit user friendly best practices after clicks-and-mortar users. Energistically build backend collaboration and idea-sharing rather than error-free catalysts.

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Skip to toolbar