22 de fevereiro: Reflexão e compromisso com a democracia

Marrocos, Rabat
22 de Fevereiro de 2025
22 de fevereiro: Reflexão e compromisso com a democracia
O dia 22 de fevereiro, Dia do Patriota, é uma data de profunda reflexão para os militantes da UNITA e para todos os angolanos que acreditam na luta pela democracia, reconciliação nacional e justiça social. Nesse dia de 2002, o Dr. Savimbi perdeu a vida em combate, na província do Moxico. Deixou para os angolanos um legado político histórico, que influencia o destino de muitos que sonham com um país mais plural e democrático.
O seu percurso, como nacionalista pan-africano e patriota, começou muito antes da fundação da UNITA, em Março de 1966. Sempre acreditou que a luta de libertação nacional não terminava com a independência formal do país, mas se estendia à construção de um Estado Democrático de Direito, onde a voz do povo fosse verdadeiramente respeitada. A sua visão de uma Angola onde a liberdade e a justiça social fossem pilares fundamentais, continua muito actual.
Ao reflectirmos sobre a sua vida e obra, esta data, que hoje celebramos, não seja apenas um marco histórico, mas um convite ao fortalecimento do compromisso com os valores que ele sempre defendeu e pelos quais deu a sua vida. Que a memória desse dia inspire as novas gerações a continuar a luta em busca por uma Angola melhor, onde a democracia seja plena e uma realidade inquestionável.
Alcides Sakala

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Manchete

Ver tudo